sexta-feira, 8 de agosto de 2008

HCR EM BEIJING

Embarcou terça-feira para Beijing o último paranaense classificado para os Jogos Olímpicos, só que não é atleta. Trata-se do professor de Educação Física Décio Roberto Calegari, que participará do Congresso Pré-Olímpico, que reunirá na China 2.000 cientistas.

O professor Décio irá apresentar o trabalho "PERFORMANCE ANALISYS OF WHEELCHAIR HANDBALL PLAYERS IN LOCAL COMPETITION" – "ANÁLISE DA PERFORMANCE DE ATLETAS DE HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS NUMA COMPETIÇÃO LOCAL", onde discute os fatores que influenciam o desempenho de jogo de atletas de Handebol em Cadeira de Rodas. O estudo foi desenvolvido durante a realização da 2ª Copa Oeste de Handebol em Cadeira de Rodas, realizada na UNIPAR CAMPUS TOLEDO, no oeste do Paraná, em maio de 2007.

Segundo o professor Décio "A repercussão do trabalho já tem sido grande antes mesmo do evento acontecer, pois já recebemos mensagens eletrônicas da Índia e da Suécia, de professores interessados em conhecer o trabalho desenvolvido em Toledo no Paraná. Também já fizeram contato dois professores da Federação Européia de Handebol que extra-oficialmente já nos convidaram para apresentar o trabalho em Seminário que acontecerá em Viena na Áustria".

A adaptação do Handebol para a prática em Cadeira de Rodas é recente e o trabalho desenvolvido pelo Curso de Educação Física da UNIPAR em Toledo é pioneiro, principalmente pelo respaldo acadêmico que vem recebendo desde o início em 2005. Já foram apresentados mais de 30 trabalhos científicos desde que a modalidade foi implantada no Projeto AMA – Atividades Motoras Adaptadas – projeto de extensão que atende mais de 300 pessoas com deficiência mensalmente.

Segundo o professor Décio a evolução da modalidade tem sido muito veloz: "em âmbito nacional, além da UNIPAR, a UNICAMP em Campinas, a UNIVALLI em Itajaí e a UFSM – Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, já possuem equipes. Também mantemos contato com professores do Maranhão, Amazonas, Pará e Rio Grande do Norte que já manifestaram interesse em desenvolver a modalidade. Na América do Sul já temos a primeira equipe de HCR no Chile, onde após visitar Toledo, Catalina Jimeno e Francisco Cortes implantaram a modalidade na Universidade Católica de Santiago. E agora a possibilidade de intercâmbio com a Europa e a Ásia se manifesta a partir da aprovação do trabalho no Congresso Pré-Olímpico".

Além da abertura dos contatos o trabalho já foi um dos 75 estudos previamente premiados com bolsas auxílio, tendo sido isento da inscrição, o que representou uma economia de U$ 300,00 (trezentos dólares). Também foi decisivo para a participação do professor Décio o apoio da Confederação Brasileira de Handebol que está custeando sua passagem, contibuindo para fortalecer o protagonismo brasileiro na implantação do Handebol em Cadeira de Rodas.

O professor Décio finaliza agradecendo algumas pessoas que foram essenciais para o sucesso do Handebol em Cadeira de Rodas: "inicialmente o professor Leonildo Bagio, Diretor da UNIPAR CAMPUS TOLEDO, que acreditou no trabalho desde o início e propiciou todas as condições estruturais para que o mesmo fosse criado e só fizesse evoluir desde então; ao professor José Irineu Gorla, idealizador do Projeto AMA e à época da implantação Diretor de Extensão da UNIPAR, e que além de apoiar foi um grande provocador de seu crescimento (atualmente o professor é docente da UNICAMP e responsável pela implantação da equipe de HCR); ao professor Adriano Martins, atual Diretor de Extensão da UNIPAR, que numa atitude rara no contexto brasileiro, ao assumir a Direção, não somente manteve o apoio ao projeto como ampliou o investimento, permitindo a consolidação da modalidade na UNIPAR, que está sendo implantada nos Campi de Cianorte e Francisco Beltrão; não poderia deixar de agradecer o apoio da Reitoria da UNIPAR que, a partir de um compromisso social muito mais amplo, sempre reconheceu e estimulou atitudes inovadoras como a que está sendo desenvolvida pelo Handebol em Cadeira de Rodas.

Fonte: www.hcrbrasil.com.br

Nenhum comentário: